Sistema de busca interna
Os ítens mais recomendados de nossa livraria ___________

Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home
revistacrista.org
__________________________________________________________________________________________________________________________________
Tópicos relacionados____________________________________________________________________________________________________________________
Apocalipse
... Saiba mais...
Geração, Última
... Saiba mais...
Vida Eterna
... Saiba mais...
Revistas________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Atualizações
Twitter
Blogger

Downloads
Folhetos
Literaturas
Revistas
Vídeos
A Edição para iPad

Mensagens e Artigos
Temas Escatológicos
de A a Z
Frases Escatológicas

Nossas Crenças
Em que Cremos
Estatuto de Crença do Fim dos Tempos
Religiao x Evangelho
Glossário

Sobre nós
Quem Somos
Nossos Autores
Editorial
Liberdade de Expressão

Revista Cristã
Última Chamada
Todos os direitos reservados.

Contatos
Contribuições e Anúncios
Contato

...Quem Somos..... Artigos .....Literaturas..... Revistas .....Fale Conosco ..... Home

   Duas passagens do Novo Testamento que causam confusão na interpretação de muitas pessoas é 1ª Tessalonicenses 4:15, 17 e 1ª Coríntios 15:51-52. Preste atenção nas palavras grifadas:

   "Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: NÓS, OS VIVOS, OS QUE FICARMOS até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
   Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois,
NÓS, OS VIVOS, OS QUE FICARMOS, SEREMOS arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor".
                                                                                  (o grifo é meu)

   "Eis que vos digo um mistério: NEM TODOS DORMIREMOS, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados".
                                                           (1ª Coríntios 15:51-52 - o grifo é meu)

   Como é de conhecimento geral dos crentes, o assunto em questão nessas passagens é sobre a Segunda Vinda de Cristo, a ressurreição e o arrebatamento dos cristãos. O que causa confusão é o fato de que parece que o apóstolo Paulo acreditava que a Segunda Vinda de Cristo aconteceria em seus dias. Os descrentes se aproveitam disso para denegrir à imagem das Escrituras e a sua inspiração divina. Outros, como é o caso dos defensores da heresia chamada Preterismo Completo, afirmam que essa passagem prova que a Segunda Vinda e a ressurreição dos mortos aconteceram ainda nos tempos da igreja primtiva. E, ainda outros, especulam que a esperança de Paulo e da igreja primitiva se frustrou, pois Jesus não veio como o esperado.

   O fato verdadeiro e bíblico é que o apóstolo Paulo não esperava a Segunda Vinda de Cristo para os seus dias. Em primeiro lugar, ele acreditava que iria passar pela morte, conforme se vê nas seguintes passagens:

   "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado.
   Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.
   Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda".

                                                                     (2ª Timóteo 4:6-8 - o grifo é meu)

   "Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho.
Então, houve grande pranto entre todos, e, abraçando afetuosamente a Paulo, o beijavam, entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera:
que não mais veriam o seu rosto. E acompanharam-no até ao navio".
                                                                (Atos 20:29, 37-38 – o grifo é meu)

   Uma homem como Paulo, inpsirado pelo Espírito Santo, que diz essas palavras, realmente pensava que estaria vivo para ver a Segunda Vinda de Cristo? Obviamente que não! Mas, não para por aí. Veja o que ele escreveu sobre o futuro da igreja:

   "...o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro".
                                                                  (Efésios 1:20-21 - o grifo é meu)

   “...e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.                                                                   (Efésios 2:6-7 – o grifo é meu)

   Realmente, é um grande equívoco acreditar que o apóstolo Paulo pensava que estaria vivo para ver a Segunda Vinda de Cristo. Ele tanto sabia de sua partida através da morte, bem como sabia sobre os séculos que ainda viriam pela frente na história da igreja.

   Então, como explicar as frases "nós, os vivos, os que ficarmos" e "nem todos dormiremos"? Essas frases podem ser explicadas de várias maneiras. Em primeiro lugar, essas frases podem ser explicadas através do uso do idiomatismo hebraico, quando na linguagem trazemos algo do futuro para o tempo presente. Ao comentar sobre o versículo de 1ª Tessalonicenses 4, o reformador Calvino escreveu:

   “Quanto, porém, à circunstância de que, falando na primeira pessoa, faz-se como que um do número daqueles que estarão vivos no último dia, ele pretende com isto despertar os tessalonicenses para que a esperassem; mais ainda, manter todos os fiéis em suspense, para que não se comprometessem com algum tempo em particular; pois, admitindo que fosse por uma revelação especial que sabia que Cristo viria em um tempo relativamente posterior, contudo era necessário que esta doutrina fosse entregue em comum à Igreja, para que os fiéis estivessem preparados em todos os tempos. Ao mesmo tempo, era necessário cortar assim todo o pretexto de curiosidade de muitos – conforme veremos depois ele fazendo isto em maiores detalhes. Quando, porém, diz nós, os que ficarmos vivos, ele faz uso do tempo presente ao invés do futuro, em harmonia com o idiomatismo hebraico”.[1]

   Em segundo lugar, é próprio na literatura usarmos linguagens figuradas. No caso aqui em questão, Paulo faz uso também de uma espécie de "nós" transcendental. Certa vez, exemplifiquei isto com as palavras de um famoso cientista brasileiro. Ele disse em um programa de televisão que "daqui a trezentos anos nós vamos olhar para trás e achar que o mundo atual é um tanto primitivo". Obviamente, ao dizer isto, ele não estava querendo dizer que todos nós vamos viver tanto tempo, mas estava referindo-se à humanidade, os seres humanos que estarão vivos daqui a trezentos anos.

   Em resumo, todo o caso fica esclarecido à medida em que nos aprofundamos mais e mais nas Escrituras. O hábito constante da leitura também elimina esses erros de interpretação.

   Saiba mais sobre esta escatologia otimista, acesse todo o conteúdo do site www.revistacrista.org

Veja também:

A Parábola da Figueira e o Significado de "não passará  esta geração"

"Não passará esta geração". Quanto tempo dura uma "geração"?

As "Luas de Sangue" e a Especulação Profética para 2014 e 2015

 

..................
* César Francisco Raymundo é editor da Revista Cristã Última Chamada.
   Saiba mais sobre o autor clicando aqui

 

_______________
Notas:

1. Comentários de Calvino sobre a Ressurreição e o Arrebatamento . Por João Calvino. Fonte: www.monergismo.com Data: 14/09/2012

O apóstolo Paulo acreditava que a Segunda Vinda de Cristo seria em seus dias?
_________________

Por César Francisco Raymundo*